A diferença entre nota fiscal e cupom fiscal está na quantidade de dados que cada um carrega: a nota fiscal é mais completa, uma vez que traz também informações sobre o consumidor ou contratante dos serviços. O cupom fiscal é um documento emitido normalmente por varejistas, como comprovação da venda de produtos ao consumidor.
O cupom fiscal é utilizado para agilizar as transações, uma vez que é emitido diretamente pela impressora fiscal, fazendo a comunicação dos valores para impostos. Além do valor pago pela transação, o cupom fiscal identifica a empresa onde foi realizada a venda, o endereço, data e horário da transação, e conta com uma descrição breve dos produtos vendidos e o montante pago em cada um deles.
A nota fiscal, por sua vez, conta com os mesmos dados do cupom fiscal, mas é mais completa – identificando também o comprador ou contratante dos serviços. Aproxima-se cada vez mais do uso do cupom fiscal em relação à agilidade, porque com o uso de sistemas informatizados os dados do cliente podem estar previamente preenchidos.
Os dois tipos de documentos, cupom e nota fiscal, já existem em versões digitais – onde o consumidor não recebe nada impresso, mas sim de forma online. É importante avaliar com seu serviço de contabilidade, ao abrir empresa, qual o formato correto e adequado de documento fiscal para o seu negócio.
Continue com a gente e saiba mais:
https://www.contabilizei.com.br/contabilidade-online/autonomo-pode-emitir-nota-fiscal-de-servicos/
https://www.contabilizei.com.br/contabilidade-online/nota-fiscal-avulsa/
https://www.contabilizei.com.br/contabilidade-online/diferenca-recibo-nota-fiscal/
https://www.contabilizei.com.br/contabilidade-online/quem-deve-emitir-nota-fiscal-eletronica/
Esta resposta foi útil para você?