O enquadramento no Simples Nacional não é automático: precisa ser solicitado após a abertura da empresa. Este é o último passo da documentação inicial do CNPJ, que deve ser encaminhado pela sua contabilidade até 60 dias após a abertura.
O Simples Nacional é um regime tributário que está disponível para microempresas com faturamento de até R$ 360 mil ao ano. A proposta foi criada para que empresários de negócios menores tenham vantagens na relação com o Governo, como uma carga tributária diferenciada e também desburocratização, onde são pagos os impostos de forma reunida, em uma guia única.
Quando você cria uma empresa é preciso tomar uma série de decisões no processo de abertura: o tipo jurídico, se haverá sócios ou não, e também qual o melhor regime tributário para aderir. Fale com a Contabilizei para identificar as melhores opções para seu novo negócio – somos especialistas na abertura de empresas.
Então, a partir da abertura da empresa, é com o regime tributário escolhido que o negócio irá se relacionar com o Governo, pagando os tributos conforme as regras nas quais se enquadra o CNPJ. Muitas vezes o Simples é o modelo mais interessante, porque tem a questão da carga tributária reduzida e uma série de benefícios para quem é pequeno. A partir de certo tamanho é que passará a não ser vantajoso: e isso uma boa assessoria contábil poderá lhe sinalizar.
Esta resposta foi útil para você?