Não existe o certo, mas se você pretende atuar com freelancer de maneira contínua, para empresas do Brasil e exterior, a formalização do CNPJ é bastante indicada. O ideal é que você abra uma empresa e se formalize. Além de isso ajudar a se profissionalizar, é importante para atender às exigências de emissão de Nota Fiscal (para seus clientes) sempre que prestar um serviço ou vender algum produto.
Freelancer, como o próprio nome sugere, é um trabalho livre e sem muitas amarras, e com boas oportunidades no mercado. Assim, ele também pode ser desenvolvido de maneira autônoma por ser eventual, através de RPA (Recibo de pagamento autônomo) ou através de nota fiscal emitida por CNPJ.
E mesmo sem saber, você pode estar perdendo oportunidades, pois em muitos casos, ter CNPJ é critério de contratação por parte das empresas, ou seja, você precisa ter um CNPJ e emitir NF para que possa ser contratado. Isso significa que é uma decisão que pode ajudar a abrir muitas portas para você no mercado, principalmente se seus você for prestar serviço para empresas.
Muitas pessoas ainda têm a visão que o processo de abertura de CNPJ é demorado e custoso, mas na maioria dos casos essa realidade já é outra. Tomada a decisão, você pode contar com a ajuda de um contador que vai orientar tudo o que deve ser feito.
Trabalhar como freelancer é uma decisão por necessidade ou por opção mesmo. Se você tomar todos os cuidados necessários, principalmente no início da carreira, e investir em seu marketing pessoal, pode conseguir resultados duradouros de maneira rápida e consistente.
Continue com a gente e saiba mais:
https://www.contabilizei.com.br/contabilidade-online/o-que-e-freelancer/
https://www.contabilizei.com.br/contabilidade-online/como-trabalhar-em-casa/
https://www.contabilizei.com.br/contabilidade-online/como-ganhar-dinheiro-com-programacao/
https://www.contabilizei.com.br/contabilidade-online/contrato-de-prestacao-de-servico/
Esta resposta foi útil para você?