Para se aposentar, o Médico Veterinário autônomo precisa comprovar atuação na área da Medicina Veterinária pelo período de 25 anos, demonstrando que houve contribuição para o INSS por este tempo obrigatório.
Esta é uma vantagem com a qual os Veterinários contam: a aposentadoria especial, contando o tempo de 25 anos, em função da atividade ser considerada insalubre – que oferece riscos para a saúde do profissional.
A comprovação de trabalho na área em que se formou pode ser feita através de documentos que indiquem o atendimento a animais, sejam recibos de prestação de serviços ou mesmo um contrato de trabalho.
O recolhimento de INSS de Veterinário Autônomo é feito através de Guia emitida no sistema do próprio órgão. Também é possível recolher esse tributo com a abertura de empresa pelo Simples Nacional – sendo que o INSS é um dos impostos que fazem parte da guia única em que esse tipo de empresa paga suas taxas. Já avaliou se vale a pena se manter como autônomo ou abrir empresa para a prestação de seus serviços? A Contabilizei pode te ajudar a descobrir.
É importante observar que o que vale para se aposentar é o tempo de contribuição – não sendo relevante se a contribuição foi realizada como empregado, autônomo ou mesmo empresário.
Esta resposta foi útil para você?