Sim, um mecânico pode ser MEI (Microempreendedor Individual) desde que atenda aos requisitos estabelecidos pela legislação. Para se enquadrar como MEI, o mecânico deve exercer uma das atividades permitidas pelo programa. No caso de mecânicos, as atividades mais adequadas são:
4543-9/00 – Manutenção e reparação de motocicletas e motonetas
4520-0/01- Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
O MEI que atua na mecânica abrange um amplo escopo de serviços, como a manutenção e reparação de veículos de duas e quatro rodas, incluindo motocicletas, motonetas, carros, caminhões e ônibus. Além disso, oferece serviços mecânicos, reparos em sistemas de injeção eletrônica, serviços de vidraçaria automotiva, conversão de motores e adaptação de veículos para pessoas com deficiência. Também é especializado na manutenção de tanques, reservatórios e cilindros metálicos automotivos, garantindo seu funcionamento ideal. Essa versatilidade permite ao MEI atender a uma variedade de necessidades na área de mecânica automotiva.
Ao se tornar MEI como mecânico, você precisa cumprir algumas obrigações, como pagar mensalmente o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) e apresentar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI). Veja o passo a passo de como abrir um CNPJ MEI.
Se você possui uma expectativa de faturamento maior que R$ 81.000, pretende ter sócios ou mais de um funcionário, você não pode ser MEI e precisa abrir um CNPJ como Microempresa com o apoio de um contador. Neste cenário, a Contabilizei como o maior escritório de contabilidade do Brasil pode te ajudar. Fale com um de nossos especialistas em abertura de CNPJ e abra sua empresa gratuitamente.
Esta resposta foi útil para você?