Para abrir um MEI, é necessário ter em mãos os documentos com dados pessoais, dados sobre o negócio que deseja abrir e acesso ao gov.br. Os seguintes documentos são necessários:
- RG e dados de contato.
- Dados do negócio: tipo de ocupação, forma de atuação e endereço comercial.
- Conta gov.br (nível Prata ou Ouro para brasileiros).
- Documentos de identificação civil do estrangeiro, se aplicável.
Recomenda-se garantir a atualização dos dados do CPF junto à Receita Federal, especialmente no caso de estrangeiros, para garantir a eficácia do processo de abertura do MEI. Mantenha-se atento também às medidas de segurança do sistema, que bloqueará o cadastro por 24 horas após a terceira tentativa de validação, visando à proteção dos dados e informações do empreendedor. Com todos esses documentos e precauções em mãos, o processo de abertura do MEI pode ser realizado com mais eficiência e segurança.
A Contabilizei oferece um guia passo a passo atualizado para abrir um MEI, disponível em nosso blog. É importante lembrar que o MEI possui um limite anual de faturamento de 81 mil reais, permite a contratação de apenas um funcionário, não é permitido para o desenvolvimento de atividades regulamentadas e não permite a inclusão de sócios.
Quando chegar o momento de migrar seu MEI para uma microempresa (ME), conte com a Contabilizei para auxiliá-lo nesse processo. Estamos aqui para ajudar em cada etapa da sua jornada empreendedora.
Esta resposta foi útil para você?