Mensagem de lembrete de pagamento para cliente: exemplos e como enviar?

Michel Batista | Especialista Tributário e de Comunicação |
CRC: PR-068061/O-0 | Atualizado: 01/03/24

Enviar lembretes de pagamento para clientes é essencial para a saúde financeira da empresa, exigindo mensagens profissionais e corteses. Devem ser claras sobre a fatura pendente, suas consequências e oferecer opções de pagamento. 

Aqui estão alguns exemplos de como essas mensagens podem ser redigidas:

  1. Lembrete Amigável: Esta mensagem mantém um tom amigável e educado, lembrando o cliente sobre a fatura em aberto e oferecendo opções para o pagamento. Exemplo: Gostaríamos de lembrá-lo(a) sobre a fatura no valor de R$ [Valor] referente a [Descrição do Serviço/Produto], com vencimento em  [Data de Vencimento].
  2. Lembrete com Consequências do Atraso: Aqui, além de lembrar sobre o pagamento pendente, são destacadas as consequências do atraso, como multas e juros, incentivando o cliente a regularizar a situação o quanto antes. Exemplo: Em atenção ao nosso compromisso de manter um bom relacionamento comercial, viemos por meio desta lembrá-lo(a) sobre a fatura no valor de R$ [Valor] referente a [Descrição do Serviço/Produto], com vencimento em [Data de Vencimento].
  1. Lembrete Urgente: Esta mensagem enfatiza a importância imediata do pagamento, alertando sobre as possíveis penalidades decorrentes do atraso. Exemplo: Em atenção ao nosso compromisso de manter um bom relacionamento comercial, viemos por meio desta lembrá-lo(a) sobre a fatura no valor de R$ [Valor] referente a [Descrição do Serviço/Produto], com vencimento em [Data de Vencimento].

Esses lembretes podem ser enviados por e-mail ou WhatsApp, como uma opção rápida e de baixo custo, ou também por SMS, garantindo uma comunicação ágil. E ao final de cada mensagem, sempre disponibilizar os canais de pagamento, de atendimento e consequências pelo atraso. A a eficácia desse tipo de comunicação e manter um bom relacionamento com os clientes.

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