O MEI (Microempreendedor Individual) é uma modalidade de empresa que foi criada para formalizar pequenos negócios e empreendedores individuais. Existem diversas atividades, ou seja, modalidades, que podem se enquadrar como MEI dentro dos ramos de serviço, comércio e indústria. Mas nem todas estão aptas a se tornarem MEI.
Atualmente, existem mais de 400 atividades que podem ser registradas como MEI. Alguns exemplos dessas atividades são:
- Comércio varejista de roupas, acessórios e calçados;
- Serviços na área de beleza e estética, cabeleireira, manicure, barbeiro, bodypiercing e tatuadores;
- Lanchonetes, restaurantes e bares;
- Serviços de consultoria e assessoria;
- Reparação e manutenção em geral;
- Transporte de passageiros,
- Etc
Essas são apenas algumas das atividades que podem ser registradas como MEI. É importante ressaltar que cada atividade possui suas próprias regras e limitações, por isso é fundamental consultar a lista completa de atividades permitidas no MEI em 2023.
Caso a sua atividade não esteja na lista, será necessário a abertura de uma microempresa (ME) para seguir em sua jornada empreendedora. A Contabilizei é líder em abertura de empresas no Brasil, entre em contato com a nossa equipe para obter mais informações e esclarecer suas dúvidas.
Acompanhe o blog e redes sociais da Contabilizei para ter acesso a todas as orientações que disponibilizamos sobre as melhores práticas para o registro e gestão do MEI.
Esta resposta foi útil para você?