O modelo de contrato de contador deve conter:
- os dados da empresa contratante ou mesmo da pessoa física que receberá os serviços;
- os dados da empresa de contabilidade contratada;
- as obrigações de ambas as partes;
- valores;
- período de vigência.
A contratação de serviço de contabilidade pode ser feita por Pessoa Física ou Jurídica, e a prestação de serviços será diferente em cada uma dessas opções. Há profissionais liberais que atuam diretamente através do CPF e precisam prestar contas para além da simples Declaração de Imposto de Renda – e portanto optam por um contador para auxiliá-los. A Contabilizei aponta o melhor caminho para sua atuação profissional: já pensou em abrir empresa?
Tendo confiança no prestador de serviços com o qual fará a contabilidade, o instrumento de contratação virá pronto do seu fornecedor contábil. As obrigações do contador são muitas, e as responsabilidades são compartilhadas: enquanto quem contrata precisa disponibilizar uma série de documentos sem os quais a contabilidade não acontece, quem apura os dados precisa ter controle sobre prazos e regras a serem cumpridas para que o cliente seja corretamente atendido.
A respeito dos valores e do período de vigência do contrato, isso vai depender de cada caso. Já é possível fazer contratações por períodos menores – como uma espécie de teste – para depois firmar um contrato mais longo. Vai depender do seu conhecimento prévio do serviço que está contratando.
Esta resposta foi útil para você?