O Ativo Permanente no Balanço Patrimonial incluía contas contábeis de recursos aplicados em bens permanentes ou duradouros. Essa categoria foi extinta, passado esses dados a integrarem o grupo chamado Ativo Não Circulante.
O Ativo Não Circulante abrange todos os valores e bens que ficarão na empresa em mais longo prazo: não serão utilizados na liquidação de contas rapidamente porque não podem ser transformados em dinheiro com facilidade. O Ativo Não Circulante é composto pelas seguintes categorias: Investimentos, Realizável a Longo Prazo, Intangível e Imobilizado.
- Os Investimentos são aplicações financeiras que não são utilizadas para as finanças do dia a dia da empresa – ficam aplicadas para gerar rendimentos.
- O Realizável a Longo Prazo trata dos valores que a empresa poderá utilizar depois do exercício: recuperação de impostos, empréstimos ou pagamentos que a empresa receberá nos próximos exercícios.
- O Ativo Não Circulante Intangível é composto pelos itens que não são físicos, como a patente sobre projetos, marcas, direitos autorais, entre outros.
- Já o Imobilizado diz respeito especificamente aos imóveis que a empresa possui, em conjunto com os equipamentos e materiais permanentes para a realização das atividades do negócio.
No momento de organizar seu Balanço Patrimonial, sua assessoria contábil irá separar os itens que compõem o patrimônio da sua empresa conforme as regras dispostas para essa finalidade – sendo um dos grupos contemplados o de Ativo Não Circulante.
Conte com a assessoria da Contabilizei e fique tranquilo a respeito da contabilidade do seu negócio: todos os processos legais serão realizados por especialistas com competência e prática no assunto.
Esta resposta foi útil para você?