A melhor opção de empresa para abrir, entre MEI ou Simples Nacional, depende do tamanho do negócio que você precisa montar e da permissão para que a atividade econômica exercida implante um MEI.
Ao avaliar o modelo de negócio para abrir, o ideal é já definir sua assessoria contábil e identificar, junto com o contador, o tamanho de empresa necessário. Fale com a Contabilizei sobre sua proposta e identifique com nossos especialistas o formato jurídico e tributário correto para o que você precisa.
O MEI permite faturamento anual de até R$81 mil, enquanto em uma microempresa optante pelo Simples Nacional você pode chegar até 360 mil.
Além disso, o MEI somente pode ser aberto para determinados tipos de atividade econômica. O Comitê Gestor responsável busca identificar quais os tipos de atividades seguem aos critérios da legislação, que é pensada para formalização de autônomos com faturamento baixo, em atividades não intelectuais. É a partir destes critérios que são selecionadas as atividades econômicas que recebem ou não permissão para abertura de MEI.
Uma empresa optante pelo Simples Nacional recebe diversas vantagens, semelhantes às pensadas para o MEI. A tributação é compatível com as atividades exercidas, e o pagamento dos impostos acontece em uma guia única, minimizando a burocracia.
Esta resposta foi útil para você?