Tributos são pagamentos obrigatórios que todos nós fazemos as administrações fazendárias dos Município, Estado, União e Distrito Federal. Os tributos são divididos em espécies, conhecidas como impostos, contribuições e taxas.
Os tributos servem para financiar os serviços públicos que usamos no dia a dia, como saúde, educação, segurança e infraestrutura. Eles também podem ser usados para regular a economia e promover a justiça social.
Existem três tipos principais de tributos:
- Impostos: São pagamentos obrigatórios que não têm um retorno direto para o contribuinte. Ou seja, é recolhido aos cofres públicos sem uma destinação específica para aplicação. São usados para financiar as despesas públicas gerais do governo. Alguns exemplos de impostos são: ICMS, ISS, IPI, entre outros.
- Taxas: São pagamentos obrigatórios que têm um retorno direto para o contribuinte. Eles são cobrados em troca de um serviço específico prestado pelo governo. Algumas taxas pagas por empresas são a de alvará, vigilância sanitária e taxa de bombeiros, por exemplo.
- Contribuições: São pagamentos obrigatórios que são usados para financiar um serviço específico, como a Previdência Social, como por exemplo os valores recolhidos a partir do PIS e da Cofins.
O pagamento de tributos é um dever de todos os cidadãos. É importante pagar os tributos em dia para evitar multas e juros.
Com a Contabilizei todos os nossos clientes têm sua regularidade fiscal em dia. Somos responsáveis por garantir a entrega de todas as obrigações tributárias relacionadas ao pagamento dos tributos devido pelas empresas. Realizamos as declarações, cálculos e emissão das guias antes do prazo de vencimento e as disponibilizamos em nossa plataforma para pagamento. Seja cliente da Contabilizei você também, fale agora mesmo com um de nossos especialistas em tributação.
Esta resposta foi útil para você?