Pode ser autônomo e PJ ao mesmo tempo?

Jessica Bertuce Peclat | Analista Contábil Pleno |
CRC: PR-076170/O-9 | Atualizado: 10/03/23

Sim, é possível ser autônomo e PJ ao mesmo tempo. Isso pode acontecer se uma pessoa é sócia de uma Pessoa Jurídica que é atuante em determinadas atividades econômicas e, por outro lado, exerce outro tipo de atividade como autônomo. Não seria indicado realizar atendimento emitindo recibo de autônomo mantendo em paralelo empresa que tenha a mesma finalidade, já que o custo não compensa.

É preciso ficar atento, justamente porque os impostos pagos como autônomo são maiores do que os pagos para atendimento PJ. Se você é atuante como autônomo e deseja abrir empresa, informe-se com a Contabilizei para identificar o melhor modelo para o seu negócio: é possível atender aos seus clientes com menos taxação. 

O modelo de trabalho autônomo também dificulta a contratação por outras empresas, porque em geral os empresários compreendem que os contratos entre CNPJ são menos arriscados: trata-se de uma empresa que presta serviços para outra, e não de uma pessoa física atuando dentro de outro negócio. Desta forma, o risco trabalhista fica menor, e a empresa contratante pode manter esse formato de trabalho sob demanda.

É importante também perceber que um CNPJ abre portas para o mundo empresarial como um todo: o autônomo não tem acesso a conta bancária empresarial, empréstimos e financiamentos para Pessoa Jurídica, nem mesmo a compras de grandes fornecedores, por atacado.

Esta resposta foi útil para você?

Da abertura à gestão do CNPJ, conte com a Contabilizei.

Abra sua empresa
Contabilizei

A Contabilizei abre a sua empresa com o menor custo

Toda a burocracia fica aqui, enquanto você economiza tempo e sua empresa fica 100% regularizada com o mínimo de impostos.

CONHECER A CONTABILIZEI