Para abrir um MEI, não é necessário contratar um contador. Todo o processo de abertura de empresa do Microempreendedor Individual acontece de forma online e gratuita pelo Portal do Empreendedor, o site oficial do Governo Federal. Assim, você pode realizar todo o processo sozinho e não precisa de contador para abrir o MEI.
Vale lembrar que o MEI é um modelo empresarial simplificado, ou seja, uma forma prática e acessível de formalizar pequenos empreendedores. Por esse motivo, a contratação de um contador para auxiliar e cuidar da rotina contábil do seu negócio é opcional.
Se você deseja se tornar um MEI, acesse o Portal do Empreendedor na seção “Quero ser MEI”. Para iniciar a abertura do CNPJ, siga o seguinte caminho:
- Clique no card “Formalize-se!”;
- Entre na sua conta gov.br (se não tiver uma conta gov.br, será necessário criar uma);
- Preencha o formulário de inscrição de MEI;
- Assinale as declarações;
- Finalize.
Você pode aproveitar e tirar todas as suas dúvidas nesse mesmo site, como os principais benefícios de ser MEI, quais os direitos e obrigações, quanto custa o MEI por mês e muito mais.
E caso você perceba que não pode ser MEI, seja pelo tipo de atividade, pelo faturamento ou pelo desejo de contratar mais de um funcionário, saiba que a Contabilizei pode te ajudar. Realizamos todo o processo de migração do MEI para ME gratuitamente e somos líderes em abertura de microempresas no Brasil. Fale com um de nossos especialistas.
Esta resposta foi útil para você?