Quais são as consequências da baixa do MEI?

Michel Batista | Especialista Tributário e de Comunicação |
CRC: PR-068061/O-0 | Atualizado: 23/11/23

A baixa do MEI (Microempreendedor Individual) implica em algumas consequências que devem ser consideradas pelo empreendedor. Encerra atividades e emissão de notas, cancela CNPJ para transações além cessar o acesso a benefícios previdenciários. Abaixo explicamos cada consequência:

  1. Encerramento das atividades: A baixa do MEI significa o encerramento das atividades do empreendedor como MEI. Isso implica que o empreendedor não poderá mais emitir notas fiscais como MEI, nem realizar vendas ou prestações de serviços em nome do MEI;
  2. Cancelamento do CNPJ: Com a baixa do MEI, o CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) do empreendedor é cancelado. Isso significa que o número do CNPJ não poderá mais ser utilizado para realizar transações comerciais. Todas as relações que envolvam o CNPJ precisam ser canceladas, inclusive contas bancárias;
  3. Fim dos benefícios previdenciários: Ao encerrar o MEI, o empreendedor perde o direito aos benefícios previdenciários oferecidos pelo MEI, como aposentadoria por idade, auxílio-doença, salário-maternidade, entre outros. É importante ressaltar que, para ter direito a esses benefícios, é necessário ter contribuído regularmente com o pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional);
  4. Obrigações fiscais e tributárias: Com a baixa do MEI, o empreendedor não precisará mais pagar o DAS mensalmente. No entanto, é importante ficar atento às obrigações fiscais e tributárias que podem surgir após o encerramento do MEI, como a declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) e o pagamento de impostos sobre os rendimentos obtidos após o encerramento do MEI.

É fundamental ressaltar que a baixa do MEI deve ser realizada de forma correta e dentro dos prazos estabelecidos pela legislação.

Mas se você pretende continuar empreendendo, conte com a Contabilizei para simplificar seu caminho empresarial. Desenquadramos seu MEI e migramos para microempresa ou, se necessário cuidamos da baixa do CNPJ MEI para sua nova jornada como microempresa. Fale com um de nossos especialistas.

Esta resposta foi útil para você?

Foi desenquadrado ou estourou o limite de faturamento do seu MEI?

Veja alternativas
Contabilizei

Envie sua pergunta


    0

    Recebemos sua pergunta

    Ícone de sucesso

    Em breve um de nossos especialistas a responderá.

    Sua pergunta não foi enviada

    Ícone de sucesso

    Um erro aconteceu ao
    enviar sua pergunta.

    Contabilizei responde

    Nossos especialistas estão prontos para responder suas dúvidas sobre contabilidade e abertura de empresa.

    Enviar Pergunta

    A Contabilizei abre a sua empresa com o menor custo

    Toda a burocracia fica aqui, enquanto você economiza tempo e sua empresa fica 100% regularizada com o mínimo de impostos.

    CONHECER A CONTABILIZEI