As declarações feitas pelo Simples Nacional são a DEFIS (Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais) e a DIRF (Declaração de Imposto Retido na Fonte). Tratam-se de documentos anuais que estão baseados na contabilidade da empresa ao longo do período.
A Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais é um documento que agrupa os dados sociais, fiscais e econômicos do negócio, justamente dos optantes pelo Simples Nacional. É o seu contador que emite o documento, onde constam o pagamento de despesas, inclusive de impostos, dados sobre o faturamento e lucro da empresa, bem como podem ser atualizados endereço e rendimento dos sócios.
A Declaração de Imposto Retido na Fonte relata os valores das retenções que aconteceram ao longo do período, tanto de Pessoas Físicas como de Pessoas Jurídicas. A empresa aqui está informando os valores que ela reteve a título de imposto na fonte – não são os valores que foram retidos ao serem realizados pagamentos para a sua empresa, mas sim os valores que sua empresa reteve ao realizar pagamentos de contratações feitas pelo seu negócio.Ambos os processos são orientados pela sua contabilidade, e a Contabilizei é especialista no auxílio de negócios do Simples Nacional – com mais de 50 mil clientes em atendimento.
Esta resposta foi útil para você?