A principal distinção entre empresário individual e sociedade empresária é que são tipos de empresa diferentes, com qualificações jurídicas distintas. Enquanto o Empresário Individual é um modelo com apenas um sócio, a Sociedade Empresária é um negócio com dois ou mais participantes.
Entre as características importantes, é possível ressaltar que o Empresário Individual é um modelo de negócio para um sócio onde se misturam as responsabilidades da Pessoa Física com a Pessoa Jurídica. Nesse caso, na ocorrência de dificuldades financeiras do negócio, o patrimônio do empreendedor poderá ser comprometido.
Existem mais tipos de empresas individuais para se abrir: inclusive tipos mais novos e apropriados para segurança do empresário. É o caso da SLU – Sociedade Limitada Unipessoal. Funciona de uma forma muito similar ao EI, embora haja limitação do patrimônio do empresário. Teve aprovação mais recente, e é um dos modelos mais procurados para abertura de empresa individual atualmente.
Já para formar uma Sociedade Empresária a opção é a Sociedade Limitada – onde o patrimônio dos sócios também mantém separação dos valores incorporados pela empresa. É também muito comum no Brasil, para aqueles que desejam manter uma empresa com mais empreendedores.
O mais importante na hora de abrir empresa é contar com uma assessoria contábil experiente: a Contabilizei já atua com mais de 50 mil clientes – venha conversar conosco.
Esta resposta foi útil para você?