Para e-commerce, não existe um código CNAE específico. A atividade é classificada sob o sistema de empresas que operam no varejo, independentemente se é físico ou online. Assim, o CNAE para e-commerce é o mesmo utilizado pelo comércio varejista tradicional.
Para determinar o CNAE adequado, é fundamental identificar qual atividade contribui mais para a geração de valor ou utiliza a maioria dos recursos disponíveis da empresa.
Por exemplo, se você vende roupas, calçados, brinquedos ou utensílios domésticos ou esportivos em sua loja virtual, você pode utilizar os seguintes CNAEs:
- CNAE: 4781-4/00 – Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios;
- CNAE: 4763-6/02 – Comércio varejista de artigos esportivos;
- CNAE: 4782-2/01 – Comércio varejista de calçados
- CNAE: 4759-8/99 – Comércio varejista de outros artigos de uso pessoal e doméstico não especificados anteriormente
Escolher o CNAE correto é fundamental, pois afeta obrigações fiscais, tributárias e o enquadramento em leis e normas.
A Contabilizei oferece uma ferramenta gratuita para consulta de CNAEs, já indicando se a atividade pode se enquadrar como MEI, se é permitida no Simples Nacional, a tributação aplicada e quais atividades podem ser desenvolvidas para o CNAE pesquisado.
Ao utilizar a ferramenta, basta pesquisar por palavras-chave relacionadas à sua atividade ou digitar a descrição da atividade para encontrar os códigos CNAE correspondentes.
A Contabilizei está há mais de 10 anos simplificando a vida de quem empreende. Se você está pensando em abrir uma empresa ou já tem uma e precisa mudar de contador, fale com um de nossos especialistas em contabilidade e abertura de empresas.
Esta resposta foi útil para você?