Não é obrigatório contratar um contador para abrir um MEI, pois todo o processo de abertura dessa modalidade de empresa pode ser realizado de forma online e gratuita pelo Portal do Empreendedor. Veja como formalizar o seu MEI gratuitamente.
Contudo, apesar de o MEI ser dispensado de realizar registros contábeis formais para o CNPJ, ainda existem obrigações tributárias a serem cumpridas. Dependendo da complexidade da atividade desenvolvida ou da possibilidade de contratação de um funcionário para o MEI, pode ser recomendável a contratação de um profissional contábil. Isso assegura o cumprimento das regulamentações específicas do negócio e suas obrigações.
Os honorários cobrados por um contador para efetuar a abertura de uma empresa MEI podem variar conforme fatores como a localização geográfica e a complexidade do empreendimento. Recomenda-se fazer uma pesquisa por um profissional local, que possa te dar suporte sempre que precisar e que conheça as regulamentações de sua região.
Além disso, a parceria com um contador vai além da abertura do MEI, envolvendo um papel fundamental ao longo do tempo. Eles auxiliam na manutenção da conformidade com a legislação vigente e oferecem suporte contínuo em questões contábeis, prevenindo potenciais problemas futuros e garantindo que todas as atividades empresariais estejam alinhadas com as normativas legais.
A Contabilizei atua há mais de 10 anos simplificando a vida de nossos clientes e fortalecendo o empreendedorismo no Brasil. Aproveite os conteúdos e ferramentas que desenvolvemos gratuitamente sobre empreendedorismo, contabilidade e finanças em nosso blog e redes sociais.
E quando decidir dar o próximo passo em sua jornada empreendedora, formalizando o seu CNPJ como uma microempresa, fale com um de nossos especialistas e traga sua empresa para a Contabilizei.
Esta resposta foi útil para você?