Não, não há a obrigatoriedade de pagamento de décimo terceiro ao sócio que recebe salário a título de pró-labore. O pró-labore é uma remuneração paga aos sócios ou administradores de uma empresa, que exercem funções de gestão, administração ou operacionalização do negócio.
De acordo com a legislação trabalhista brasileira, o décimo terceiro salário é um direito garantido a todos os trabalhadores contratados em regime celetista, incluindo também o direito ao recebimento de férias e FGTS, e que também não são direitos do pró-laborista.
É importante ressaltar que o valor do décimo terceiro salário para quem recebe pró-labore, pode ser pago conforme acordo entre os sócios da empresa e desde que esteja previsto no contrato social, a título de bonificações e/ou gratificações.
A previsão em contrato social deve ser realizada no momento de constituição da empresa ou mediante o processo de alteração contratual.
Na Contabilizei, durante o processo de abertura de empresas estes detalhes são alinhados com os sócios, ou ajustado no contrato social durante uma alteração contratual. É muito importante verificar esta cláusula no contrato social de sua empresa ou consultar junto ao seu contador se há esta previsão, antes de realizar o pagamento.
Se você está pensando em abrir uma empresa ou precisa de um contador para regularizar essa questão em seu contato social, fale com um de nossos especialistas agora mesmo.
Esta resposta foi útil para você?