Reforma tributária comércio: o que muda?

Nicoli Meira | Analista Contábil |
CRC: PR-075469/O-0 | Atualizado: 19/02/24

A Reforma Tributária brasileira, promulgada em dezembro de 2023, trará mudanças significativas para o comércio em geral, exigindo adaptação e planejamento estratégico, garantindo o aproveitamento das oportunidades que a reforma traz e evitando impactos negativos. Veja os principais pontos:

  1. Simplificação e Redução da Carga Tributária:
  • Os impostos PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS serão substituídos pelo Imposto sobre Valor Agregado (IVA), simplificando o sistema tributário sobre o consumo.
  • Estima-se que a alíquota do IVA permaneça em torno de 27,5%. Esse percentual ainda será definido em lei complementar, junto a outras regulamentações.
  • Uma redução expressiva de 60% na carga tributária será aplicada na compra de insumos, impulsionando a competitividade do setor comercial.
  • Itens essenciais, como os da cesta básica, serão isentos do IVA, beneficiando diretamente os consumidores.

    2. Não Cumulatividade do IVA:

  • Um dos principais benefícios da Reforma para o comércio é a não cumulatividade do IVA.
  • Isso significa que as empresas poderão creditar o imposto pago nas compras de insumos e produtos revendidos.
  • Essa medida tende a reduzir o custo de aquisição de mercadorias e extinguir a bitributação, impulsionando a competitividade do setor.

    3. Implementação Gradual 

  • A transição para o novo sistema tributário ocorrerá de forma gradual, com regulamentação entre 2024 e 2025, e completa implementação estendendo-se de 2026 a 2033.

    4. Simples Nacional

  • Os tributos também serão substituídos no Simples Nacional. No entanto, a reforma não prevê alteração de alíquotas desses tributos ou a possibilidade de compensar créditos tributários no regime que já é beneficiado. 

A Reforma Tributária trará mudanças profundas para o comércio, com desafios e oportunidades igualmente significativas. Na Contabilizei, estamos dedicados a acompanhar de perto todas as atualizações, visando simplificar ainda mais o cotidiano dos empreendedores do setor comercial. Oferecemos suporte abrangente e buscamos as soluções tributárias mais vantajosas para cada cliente. Estamos aqui para auxiliar os comerciantes a enfrentarem este novo panorama tributário com confiança e segurança

Esta resposta foi útil para você?

Da abertura à gestão do CNPJ, conte com a Contabilizei.

Abra sua empresa
Contabilizei

Envie sua pergunta


    0

    Recebemos sua pergunta

    Ícone de sucesso

    Em breve um de nossos especialistas a responderá.

    Sua pergunta não foi enviada

    Ícone de sucesso

    Um erro aconteceu ao
    enviar sua pergunta.

    Contabilizei responde

    Nossos especialistas estão prontos para responder suas dúvidas sobre contabilidade e abertura de empresa.

    Enviar Pergunta

    A Contabilizei abre a sua empresa com o menor custo

    Toda a burocracia fica aqui, enquanto você economiza tempo e sua empresa fica 100% regularizada com o mínimo de impostos.

    CONHECER A CONTABILIZEI