Reforma tributária microempresa: como se preparar?

Michel Batista | Especialista Tributário e de Comunicação |
CRC: PR-068061/O-0 | Atualizado: 22/07/24

A Reforma Tributária aprovada em 2023 impactará diretamente as microempresas, exigindo antecipação e estratégia para lidar com as mudanças, inclusive as microempresas optantes pelo Simples Nacional.

A estimativa atual é que a alíquota padrão do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) seja de 26,5% sobre as operações de compra e venda de mercadorias e serviços.  Como nem todos os setores da economia serão beneficiados com uma carga tributária menor, é importante entender como o novo formato de tributação vai interferir nos seus negócios.

As microempresas do regime normal de tributação precisam se antecipar às mudanças, enquanto as do Simples Nacional que atuam no mercado B2B precisarão analisar se este seguirá sendo o regime de tributação mais vantajoso.

Para uma preparação eficiente, recomendamos:

  1. Análise Financeira Prévia: Realizar análises financeiras para compreender os impactos nos negócios, considerando rentabilidade, preços e estrutura operacional.
  2. Simulações de Custos: Simular preços de venda e custos, ajustando-os às novas alíquotas e identificando as mudanças nos resultados financeiros.
  3. Avaliação de Incentivos Fiscais: Avaliar o impacto da perda de incentivos fiscais existentes, antecipando possíveis desafios financeiros.
  4. Contador Especializado: Contar com um contador especializado para garantir compreensão e conformidade com as novas normas tributárias, além de mensurar o custo de compliance fiscal.
  5. Estratégias de Transição: Considerar estratégias de transição, especialmente para microempresas no Simples Nacional, como avaliar a possibilidade de recolhimento de CBS e IBS “por fora” ou analisar a migração para o Lucro Presumido.

Ao adotar essas ações com antecedência, as microempresas podem superar possíveis desafios, ajustando-se de forma mais eficaz às mudanças propostas. Faça parte dos mais de 50.000 empreendedores que confiaram à Contabilizei a gestão de seus CNPJs. A Contabilizei está preparada para continuar garantindo a regularidade fiscal e a tributação mais vantajosa para cada negócio. 

 

Esta resposta foi útil para você?

Da abertura à gestão do CNPJ, conte com a Contabilizei.

Abra sua empresa
Contabilizei

Envie sua pergunta


    0

    Recebemos sua pergunta

    Ícone de sucesso

    Em breve um de nossos especialistas a responderá.

    Sua pergunta não foi enviada

    Ícone de sucesso

    Um erro aconteceu ao
    enviar sua pergunta.

    Contabilizei responde

    Nossos especialistas estão prontos para responder suas dúvidas sobre contabilidade e abertura de empresa.

    Enviar Pergunta

    A Contabilizei abre a sua empresa com o menor custo

    Toda a burocracia fica aqui, enquanto você economiza tempo e sua empresa fica 100% regularizada com o mínimo de impostos.

    CONHECER A CONTABILIZEI