O sistema tributário brasileiro, complexo devido à diversidade de tributos, legislações e obrigações fiscais, vai passar por uma Reforma Tributária aprovada em 2023, buscando simplificação.
Separamos aqui os principais pontos da Reforma Tributária para quem é PJ:
- Realização de Análises Financeiras: Realizar análises e modelagens financeiras para compreender os impactos da Reforma Tributária nos negócios, considerando rentabilidade, preços de produtos e serviços, estrutura operacional e sistemas/processos.
- Simulações de Preços e Custos: Simular os preços de venda e/ou custos, considerando possíveis ajustes devido às novas alíquotas padrão e eventuais reduções. Isso permite uma visão clara das mudanças nos resultados financeiros.
- Avaliação de Incentivos Fiscais: Avaliar o impacto financeiro da perda de incentivos fiscais existentes, como crédito presumido, alíquota 0%, isenções, ISS Fixo e outros termos de acordo específicos.
- Contador Qualificado: Contar com um contador qualificado para apoiar na compreensão e cumprimento das novas normas tributárias, além de mensurar o custo de conformidade de compliance de tributos e obrigações fiscais acessórias.
- Consideração do Momento de Transição: Considerar estratégias de transição, especialmente se a empresa estiver no Simples Nacional, como avaliar o recolhimento de CBS e IBS “por fora” ou mesmo a possibilidade de migrar para o Lucro Presumido.
Para ajudar nesta compreensão, a Contabilizei preparou um material simplificado com os principais aspectos da reforma, como ela será aplicada e quais os possíveis impactos para o empreendedor, para acessar, basta acessar nosso blog.
Faça com mais de 50.000 profissionais PJs e seja um cliente Contabilizei.
Esta resposta foi útil para você?