A lista de atividades permitidas pelo MEI é composta por mais de 400 ocupações, que abrangem diferentes setores, como comércio, serviços e indústria. Nem todas as atividades podem ser enquadradas como MEI. Existem algumas restrições e limitações impostas pela legislação. Alguns exemplos de atividades que podem ser MEI são:
- Prestação de serviços de beleza, como cabeleireiro, manicure, esteticista;
- Serviços de reparação e manutenção, como eletricista, encanador, marceneiro
- Serviços de alimentação, como lanchonetes, restaurantes, food trucks;
- Serviços de transporte de passageiros, como motorista de aplicativo, taxista, transporte escolar;
- Serviços de educação, como instrutoria em aulas particulares e cursos livres em diversas áreas;
- Serviços domésticos, como diaristas e cuidadores de idosos;
- Serviços de reparo de veículos, como mecânicos, funileiros, etc.
Esses são apenas alguns exemplos, é recomendado consultar a lista atualizada de atividades permitidas pelo MEI em 2023 preparada pela Contabilizei ou consultar diretamente no Portal do Empreendedor, do Governo Federal.
Analise cuidadosamente as descrições das atividades para garantir que coincidam com suas ações, pois elas definirão seus tributos e obrigações municipais. Se necessário, escolha uma atividade principal e até 15 secundárias para abranger suas ações.
Lembrando que o MEI permite que você trabalhe em uma ocupação de forma independente para terceiros, ou seja, não é possível abrir um estabelecimento como MEI, como por exemplo uma barbearia ou salão de beleza.
Se a atividade que pretende desenvolver não estiver na lista de ocupações permitidas ao MEI, você precisará optar pela abertura de uma microempresa e neste caso precisará do apoio de um contador.
A Contabilizei, é o maior escritório de contabilidade do Brasil e pode te ajudar nesta jornada de formalização de sua micro empresa, gratuitamente. Fale agora mesmo com um de nossos especialistas em abertura de empresas.
Esta resposta foi útil para você?